Desde o ano passado, o futebol society em Pirapozinho tem ganhado força com a Liga Sabadão. Organizada por João Ricardo Farias, mais conhecido como Kadim, a competição não apenas promove a disputa do esporte bretão em campo reduzido, mas também desenvolve ações sociais e fomenta a integração entre as comunidades de Pirapozinho e municípios próximos por meio da prática esportiva.
Segundo Kadim, o projeto atualmente conta com três competições anuais: a Liga Sabadão, a Taça Sabadão e a Supercopa. “Na Liga Sabadão, o formato é ida e volta, e os melhores se classificam para o mata-mata até um time se sagrar campeão. Na Taça Sabadão, a disputa é em grupos, seguidos por fases eliminatórias até sair o campeão. A Supercopa finaliza a temporada, com um jogo entre o campeão da liga e o campeão da taça”, explica o organizador das competições.
Expansão
Iniciada em 2023, a Liga Sabadão foi complementada este ano pela Taça Sabadão. “A iniciativa tem uma abrangência grande de pessoas envolvidas, seja de patrocinadores, incentivadores e dos próprios participantes. Dentro da competição, fazemos algumas ações sociais, como a arrecadação de alimentos. Já arrecadamos mais de 500 quilos de alimentos até agora”, destaca Kadim.
Além disso, o projeto promove um evento de reconhecimento dos destaques da Liga Sabadão ao longo da primeira fase. No dia 20 de junho, o jogador Abner Vinícius, que atua no Real Betis, da Espanha, esteve presente na premiação.
Participação e envolvimento
Com 14 equipes participantes, sendo 12 de Pirapozinho e duas de Tarabai, a Liga Sabadão atrai jogadores de cidades vizinhas, como Presidente Prudente, Sandovalina e Narandiba. As equipes são: Fúria 15, Ex Feras, Pontal, Meninos da Vila Pirapozinho, Meninos da Vila Tarabai, Juventude, Independência, Km25, Nacional, Embaixador, Videira, Pé na Cova, Marrafon e Tubarão.
Kadim faz questão de realçar que o sucesso da Liga Sabadão não seria possível sem o apoio de vários incentivadores e patrocinadores, incluindo: a Prefeitura e Câmara Municipal de Pirapozinho, Gerson Sports/Uniformes, Pontal Casa e Construção, Life Fit, Alphabet, Ahazom, Peres Sports, Jwa, JHL, MB Centro Automotivo, o vereador de Tarabai, Rubinho Pinaffi (PL), e a LZ Multimarcas.
Futuro do projeto
O impacto positivo do projeto vai além do futebol, aponta Kadim: “A gente acredita que futebol é saúde, é vida. O esporte pode mudar a vida de muitas pessoas, principalmente das crianças. Hoje, o projeto tem a categoria livre, mas já estamos desenvolvendo para atuar em outras categorias, como juniores, veteranos e até feminino”, revela.