Conhecido por interceder pelas causas urgentes, a festa litúrgica de Santo Expedito reuniu milhares de fiéis católicos, nesta sexta-feira (19). A missa, que aconteceu às 10h e foi transmitida ao vivo pelo g1, foi feita em ação de graças aos 66 anos do município do Oeste Paulista.
Pé na estrada
A lavradora Edna Maria Torriani é moradora de Tarabai (SP) e foi até Santo Expedito (SP) pelo segundo ano consecutivo. Ela faz parte de um grupo de romeiros que andaram mais de 95 km para chegar na cidade.
Conforme ela explicou ao g1, os romeiros saíram na madrugada da última quarta-feira (16) e chegaram em Santo Expedito na manhã desta sexta-feira. Edna relatou que a primeira romaria até a cidade foi mais complicada, mais “sofrida”.
A autônoma Cláudia Regina Linieri viajou mais de 140 km até chegar em Santo Expedito, nesta sexta-feira. Ela mora em Tupã (SP) e é o oitavo ano que vai agradecer ao santo das causas urgentes.
Ela contou ao g1 que uma das graças alcançadas por ela e sua família foi o nascimento de sua sobrinha, atualmente com dois anos.
Viagem internacional
Um casal de uruguaios encarou mais de 1,4 mil km de estradas para chegar até Santo Expedito. Neste ano, foi a quarta vez que eles estiveram no Oeste Paulista para agradecer, pedir por saúde, trabalho e proteção para a família.
Ainda conforme o uruguaio, o casal pretende retornar outras vezes para o Oeste Paulista.
Bênçãos alcançadas
O aposentado Pedro Alves da Silva subiu os degraus da Igreja de Santo Expedito de joelhos para agradecer uma bênção alcançada.
Muito emocionado, ele contou ao g1 que, recentemente, caiu enquanto corria à cavalo e fraturou os dois joelhos. Após receber a graça e se recuperar, decidiu fazer esse gesto para agradecer a Santo Expedito pela cura.
O Luiz Carlos dos Santos é morador de Dracena (SP) e também foi agradecer pelas “várias graças alcançadas”.
'Milagres'
A auxiliar de enfermagem Maira Ariane de Souza Martins foi até Santo Expedito para agradecer “o milagre feito na vida” de seu filho. Ela contou que um portão caiu sobre ele, provocando uma fratura no crânio e deixando seu filho internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Já Dalva Spindola esteve no Oeste Paulista para agradecer por um “milagre” realizado para seu neto. Ela é moradora de Paraguaçu Paulista (SP) e relatou ao g1 que o menino tinha um “caroço” na cabeça, causando a suspeita de ser um câncer.
União
A Ialorixá Vera é candomblecista e devota de Santo Expedito. Ela contou ao g1 que vai há mais de 30 anos até a cidade para agradecer por ter voltado a andar, após ficar vários anos em uma cadeira de rodas devido à uma cirurgia de hérnia de disco, e também pelo filho dela ter se livrado de fazer duas cirurgias por conta de um coágulo na cabeça.
Programação
Nesta sexta-feira, também é comemorado os 66 anos do município que leva o nome do santo. A paróquia irá realizar diversas celebrações em alusão a Santo Expedito ao longo do mês de abril.
Confira a programação desta sexta-feira:
13h - Show com Osmar Veronezzi;
15h - Missa dos devotos e romeiros;
19h30 - Santa Missa;
20h30 - Show do cantor Thiago Brado, com Clássicos da Igreja, na Praça Central;
Veja a programação para o dia 21 de abril, feriado nacional de Tiradentes:
10h - Santa Missa;
12h - Tradicional cavalgada com bênção aos cavaleiros; e
15h - Missa de ação de graças ao encerramento das festividades.